segunda-feira, 2 de julho de 2012

"O filho é a resultante esperada da relação homem-mulher; é como se o equilíbrio se completasse a partir de um terceiro referencial. É o filho que dá sentido ao casal. Sem dúvida, é da interação dessas três forças – que oferecem, reciprocamente, apoio e harmonia no sistema de dar e receber – que surge a verdadeira unidade."

   Pesquisando sobre qual o significado da palavra Família, a definição mais sensata que achei foi: A família é unidade básica da sociedade formada por indivíduos com ancestrais em comum ou ligados por laços afetivos.
Acho que a última parte combina mais com esse blog, né?!

   O primeiro laudo que dei como psicóloga, foi justamente em um caso de adoção. Sei que como profissional não poderia me envolver tanto (como fiz), mas sou ser humano e também cometo meus erros e este, foi o melhor erro que poderia cometer.

   Tinha o costume de dizer que Deus escreve certo por linhas tortas, mas no dia 15 de junho percebi que não. Percebi que Deus escreve certo por linhas certas. Estava na clínica a espera do meu paciente, quando a mãe dele chegou com duas senhoras aparentemente abatidas.
Conversamos um pouco e elas me contaram sobre o calvário que estavam passando por conta da adoção.

   Uma das senhoras havia adotado uma criança a cerca de 4 anos. Estava com a guarda provisória e a declaração da mãe biólogica que passava totalmente a guarda da criança para esta família. Porém, após 2 anos, a mãe se arrependeu e quis a filha de volta.
A questão é: a mãe biólogica tem duas passagens na polícia por agressão e não tem condições financeiras e nem psicólogica para cuidar da mesma.

   Vocês devem ter achado que dei somente o laudo para comprovação de como estava a vida da criança neste lar afetivo, né?! Errado... Dei o laudo porque o juiz da vara da infância decretou que a criança deveria IMEDIATAMENTE voltar para o lar biológico! Oi? Como assim??
Acho que vocês podem imaginar o tamanho do susto que levei. Afinal, como é possível um homem que estudo uns 10 anos para chegar onde está e dizer que a família adotiva não representa nada na vida daquela criança? Será que esse juiz nunca leu a Lei 8069??? (Quem quizer saber mais aqui esta o link)
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm 

Art. 41. A adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais.

   Porque na verdade o filho adotivo não vem de fora; vem de dentro, como de dentro vem o filho biológico. Isto é, o filho que se adota é o filho que, afetivamente, é “gestado” no psiquismo de seus novos pais. Ou seja, o amor ao filho. Não precisamos conhecê-lo para que o amemos. O amor é a consequência de uma disposição interna que se estabelece independente de termos um arsenal de informações a respeito do filho. Poderíamos dizer até, que ao filho amamos antes de conhecê-lo, como continuamos amando apesar de chagar a conhecê-lo. Nós o amamos apesar de não saber como ele será e, mais ainda, permanecemos amando quando sabemos quem ele é verdadeiramente.

E como sempre digo: "O filho adotivo tem que nascer dentro do coração das pessoas, do peito, da alma. Então, o filho que chega não tem o nosso código genético, nosso DNA físico, mas vai ter o DNA da nossa alma."



Obs: O casal entrou com um novo recurso e estou aguardando a nova decisão do juiz. Vamos torcer que tudo dê certo para eles :)

2 comentários:

  1. Infelizmente é lamentável casos de insensíveis profissionais, que ao lidar com determinadas áreas...deveriam ter que TER UMA CAPACITAÇÃO EXTRA PARA JULGAR O DESTINO DE VIDAS.

    ResponderExcluir
  2. Fico questionando, o porque o juiz ter dado esse veredito. Porque não há uma lógica para isso. Sendo que no ECA mesmo diz que a criança adotiva pertence a tal família que a adotou e que a mesma tem os mesmos direitos dos filhos biológicos.
    Na verdade, este juiz não esta em momento algum pensando no bem estar da criança e no bem estar da família que se criou durante os 4 anos de convívio.
    Lastímavel que ainda exista profissional deste tipo no país!

    ResponderExcluir